YunHo

YunHo

 

– Você tem feito lives no Japão por uns 4 anos agora.Nesses 4 anos as pessoas que vem aos lives do Tohoshinki tem aumentando em mais de 10 vezes.
YH: Quando eu acabei de chegar ao Japão,aquele sentimento assustador …Eu só senti a pressão.Mas dali em diante eu ganhei força de vontade.O primeiro tour no Japão,embora não conseguíssemos falar japonês,queríamos que as pessoas conhecessem sobre esse Tohoshinki que estava no palco;queríamos mostrar tudo sobre nos mesmos!Sentimos que era ruim que não conseguíamos expressar nossas próprias emoções através das músicas. Sério,tivemos muitos sentimentos diferentes.Claro que também ficamos felizes.Cantando como artistas em frente aquelas 200 pessoas,a distância entre nós era muito curta então isso criou uma resposta simpática.Sendo capaz de ver o rosto de cada um,sério,eu senti a presença próxima de todos ao nosso redor.

– Daquele momento em diante,o que te tornou confiante nosl Ives?
YH: Jaejoong cantando.Embora os 5 membros do Tohoshinki cantem juntos,eu acho que Jaejoong canta muito mais maravilhosamente do que os outros 4.Eu acho que o Jaejoong cantando consegue fazer os outros membros soar mais bonito.Não é um pensamento estranho,só que se o Tohoshinki não tivesse o Jaejoong então não conseguiríamos harmonizar juntos bem.Então isso é o por que de eu estar muito consciente de que preciso trabalhar ainda mais duro do que o Jaejoong.

– Você já disse isso ao Jaejoong?
YH: Sim,eu não consigo lembrar agora,mas acho que já.Antes eu conversaria com os membros sobre nossos sentimentos atuais um por um.Talvez isso seja porque recebemos tantos diferentes tipos de pressão,então eu pensei que seria bom usar palavras para mudar nosso próprios sentimentos.Agora eu ainda converso muito com os membros,mas usamos mais piadas/brincadeiras agora *risos*.

– Sendo o líder do Tohoshinki,o que você sente que deveria fazer?
YH: Eu não faço nada *risos*

– Não não,eu não acho isso.
YH: Eu acho que faço qualquer coisa que sinta que preciso fazer,não agindo como carregando a ocupação de líder,mas fazendo o que eu realmente quero fazer.Existe 5 membros no Tohoshinki,e por exemplo Junsu é o coração da conversa,e Jaejoong será também estará lá quando estamos refletindo juntos.

– Mas embora seu relacionamento sejam muito bons,você nem sempre concordará em 100% com os outros em tudo certo ?
YH: Sempre que eu sinto que tem algo que não estamos de acordo entre os 5,eu sei que os outros devem sentir isso também.Nessas situações automaticamente diríamos “Vamos conversar sobre isso?” para cada um.Se qualquer um se sentir para baixo,todos certamente diriam “Tudo bem!” para animá-lo.Esse é o Tohoshinki ~ Os laços entre nós são muito muito fortes!

– No ultimo dia do 1º Tour,você não teve um acidente que seu corpo ficou tão fraco que não conseguia nem mesmo fazer um som?
YH: Desde a minha boca até a minha garganta eu tive estomatite(infecção).Naquele momento foi muito difícil….Mas os membros agiam como se ‘entendo os sentimentos do Yunho’ e então eles me protegeram sem dizer nada.Imediatamente após o Tour eu voltei para a Coréia e fiquei em um hospital…Daquele momento em diante,eu me tornei mais atento como bem-estar do meu corpo.Mas embora eu ficando mais cauteloso,coisas tal como machucados no pé e cintura ainda acontecem.Mas por causa disso eu acho que eu me tornei mais forte.Sempre olhando adiante; eu aprendi o sentimento de que porque existem arrependimentos,nos conseguimos nos mover adiante,especialmente desde que ainda estamos vivos,nós podemos fazer qualquer coisa.Sendo capaz de estar vivo é uma coisa tão maravilhosa,então embora momentos felizes com certeza sejam melhores do que erros ou acidentes,toda vez que isso acontece isso fará o Tohoshinki mais forte.

– O que você tem visto enquanto supera obstáculos é diferente do que você esta vendo agora.
YH: Sim.Enquanto superamos obstáculos podemos também ganhar energia.Quando Junsu não conseguia fazer o que precisava fazer por causa do machucado dele,então estava tudo bem para os outros 4 trabalhar duro por ele.E como Junsu trabalhou duro em qualquer coisa que ele podia ainda fazer,isso também é bom.Depois daquele período,quando Junsu recuperou-se,Tohoshinki tornou-se mais cheio de vida.

– O que os lives te ensinaram?
YH: As coisas que eu aprendi no LIVEHOUSE(casas de show) eu também aprendi no Tokyo Dome.Existe varias coisas diferentes,mas o ponto comum é que se um artista não consegue se comunicar com o publico então ele não esta qualificado a ser um.Isso é o que o publico me ensinou.Desde o começo,nós não conseguíamos nos comunicar bem com o publico,mas eles ajudaram com isso.Nós esforçamos para dizer ‘Vamos nos divertir juntos!’ em japonês,e o publico nos entendeu nisso que estávamos nos esforçando para fazer nosso máximo melhor.A reposta do publico realmente nos tocou….Desde aquele tour,eu entendi a importância da comunicação com o publico.Naquela época éramos tão rígidos,mas agora,conseguimos usar palavras como “isso não é o suficiente~~!Levante suas mão o mais alto!” para agitar a atmosfera *risos*.

– Comparado a aqueles momentos,você agora consegue ver o rosto do publico melhor certo?
YH: Sim.Eu canto enquanto olho os olhos do publico!A animação do publico e os sorrisos nos dão muita energia.

– Sobre seus pensamentos nos Lives,o que não mudou desde quando você chegou ao Japão e agora?
YH: Isso não é só com os lives,e estou certo que os outros sentem o mesmo,que é acreditar em nós mesmos.O que você pode fazer se nem mesmo confia em você mesmo?Se você não consegue acreditas em si mesmo então você não consegue realizar nada.Isso é definitivamente uma coisa muito importante.

– Qual é o seu sonho agora?
YH: Embora talvez tenhamos escalado a maior montanha,mas da lá ainda conseguimos ver as montanhas que ainda não escalamos.Então eu quero ter mais lives em cidades ou lkugares que não tivemos ainda.

– – – –

Q1. Qual foi a comida mais gostosa durante o “The Secret Code Tour”?
YH: O ‘MOTSU NABE’ que comemos em Fukuoka estava muito gostoso.E quando eu estava comendo HITSUMABUSHI,foi a primeira vez que eu comi a enguia viva!Tão legal!

Q2. Alguma história interessante e divertida durante o tour?
YH: Com os staff,banda e dançarinos quando fomos ao ONSEN (fontes termais).A festa que tivemos lá foi incrível ~

Q3. Algum episodio interessante no palco?
YH: Quando Changmin estava falando ele disse “e a próxima música é”,só para ser ecarado com o grito de todos “Ehhhhh~~~” ao mesmo tempo.Mas Changmin agiu como se não conseguisse ouvir aquelas 50.000 pessoas e continuou a apresentar a música *risos*.

Q4. Qual é a primeira coisa que você faz quando chega ao salão do show?
YH: Alongamento e tomar banho.

Q5. Qual é a melhor música apresentada?
YH: [Jumon -MIROTIC-].Ambos a dança e o arranjo é bom!

Q6. Se você quisesse incluir mais uma música no set-list dessa vez,que música escolheria?
YH: [PROUD] por ser uma música tão boa.

Q7. Você já chorou no palco?
YH: Eu nem mesmo chorei no Dome.Mas,isso porque eu estava tão movido.Humanos quando estão extremamente movidos,as mentes não ficam completamente em branco? *risos*

Q8. Qual foi a cena mais memorável?
YH: No Tokyo Dome quando nossos fãs nos surpreenderam com o projeto de luzes azul.Quando eu vi aquilo,me senti tão feliz.Fiquei tão tocado que minha mente ficou em branco *risos*.

Q9. Com o que você gostaria de ser desafiado para o próximo live?
YH: Fazer mais lives!

Q10. Qual é o charme dos lives do Tohoshinki?
YH: Não só conseguimos nos comunicar com o publico através das músicas e MC,nós conseguimos também fazer isso através de nossos sentimentos.

Créditos: sakurako + cherryred + DBSKnights + Mayumi@CrazyLoveTVXQ