Por causa do processo que está em andamento do grupo DBSK contra a agência SM, a empresa teve que mostrar as cláusulas do contrato que ela diz ser o padrão para os artistas que estão sob seu comando. Agora, leia e fique revoltado:

• O DBSK deve seguir instruções de seu empresário. Contratos e atividades promocionais não devem ser resolvidas pessoalmente.

• Não é permitido revelar nada que acontece dentro da agência à ninguém de fora.

• Se por qualquer razão um item da agenda não for cumprido, a culpa é do DBSK.

• Um álbum deve ser produzido duas vezes no ano.

• 6 meses antes do término do contrato, um álbum deve ser lançado. Todas as atividades promocionais devem ser cumpridas.

• Qualquer um que queira escrever músicas para o DBSK, deve ter permissão da SM. Porém, a SM tem a liberdade de dar qualquer música escrita pelo DBSK à outros cantores da agência, mesmo sem a permissão do grupo.

• Os dias contados das atividades adiadas são adicionados ao tempo do contrato.

VENDAS E REPASSE DE LUCROS
→ De 50.0000 à 100.000 cópias vendidas: 2% de repasse do rendimento
→ De 100.000 à 200.000 cópias vendidas: 3% de repasse do rendimento
→ Mais de 200.000 cópias vendidas: 5% de repasse dos lucros

A porcentagem deve ser dividida entre os membros.

• Convidados de um programa que não sejam permanentes, não recebem (ou seja, quando YunHo participou do Family Outing no ano passado, ele não recebeu).

• Caso o término do contrato aconteça antes do previsto, o DBSK deve pagar 3 vezes o valor gasto pela SM no investimento do grupo e 2 vezes o valor dos prejuízos, mesmo que a SM tenha concordado em terminar o contrato ou que a culpa seja da agência.

• O salário do empresário e custos com alimentação, devem ser pagos pelo DBSK

Pelo amor de Deus, quer dizer que esse contrato é padrão? Como algúem pode fazer um contrato desses e achar que está certo? Concerteza algum artista, um dia ia fazer exatamente isso que está acontecendo, será que ningúem previu isso? É impossível ler isso e não ficar revoltado, sinceramente. Estou muito revoltada com a SM, não acredito que isso possa ter sido levado por 6 anos dessa forma, quer dizer, de 2% a 5% ser dividido entre os membros e ainda ter que pagar tudo com isso? Poxa, até acho que demoraram tempo demais para declarar insatisfação.
Por isso a minha revolta, mesmo estando trabalhando insatisfeitos, os meninos mostravam sempre um sorriso no rosto, e a empresa só lucrando, mesmo vendo o esforço deles, não só o DBSK, mas todos os outros, ela ainda pensa que está certa. >_<‘

Fonte: DBSKBR