ChangMin

ChangMin

 

– Quando você acabou de começar a ter lives no Japão,qual era a sua visão sobre eles?
CM: Antes de formar qualquer visão sobre eles,eu estava tão concentrado em como usas o japonês para cantar as dez músicas e MC[T/N:aqueles pedaços do live que eles usam para conversar com a platéia],que eu não tinha nem um pensamento sobre isso.O primeiro tour no Japão foi muito difícil.

– Você ainda se lembra o que você falou no MC naquele tempo?
CM: ‘A próxima música é [XXX]’,’por favor ouçam’,’obrigado por ouvirem’,’de agora em diante trabalharemos mais duro,por favor nos apóiem’,só frases simples.Mas embroa tenha sido assim,nos ainda trabalhamos muito duro.

– A-nation que a Avex realiza com outros artistar ~
Tohoshinki apareceu nele pela primeira vez em 2005.
CM: Sim.Daquela vez foi em Kobe.Na Coréia nos também tivemos lives ao ar livre,mas apresentar-se com outros artistas da mesma companhia foi a primeira vez para nós.O público estava bebendo cerveja e comendo comidas deliciosas,tão livre e relaxado que foi a primeira vez que fizemos parte de uma apresentação que de verdade tinha a sensação de estar sendo feita ao ar livre.Eu achei que foi muito refrescante e interessante.Eu também comi algumas comidas gostosas eu mesmo *risos*.

– Comparado com apresentações internas,você consegue ver o público melhor em apresentações ao ar livre?
CM: Mas cantando em palcos as 2pm é MUITO quente *sorrisinho*.Nos lives ao ar livre,o público carrega uma sensação festiva,e nos carregamos aquela sensação de ‘livre-sob-céu-o-azul’,então é muito fácil ficar animado.Teve vezes que cantamos na chuva.E trovoadas também.

– Quando está chovendo,não é muito difícil de se apresentar?
CM: Sim.Cantar as baladas talvez seja OK,mas tivemos que ser muito cuidadosos quando estávamos dançando.

– Para Changmin,qual é o ponto de virada do live ou tour?
CM: Então eu posso falar como eu fiz algo,refletido nisso e fiz mudanças?

– Sim.
CM: Mais ou menos 2 anos atrás,durante um período de tempo quando tínhamos lives nos dificilmente dormíamos.Embora na apresentação estávamos estáveis enquanto cantávamos,nos não conseguíamos dar nosso melhor 100%.Depois daquilo,eu refleti muito e pensei que não poderia continuar assim.Eu precisa dormir direito,comer direito,e cuidar muito do corpo!Isso foi como eu me recuperei de uma falha.

– Quando você esta se sentido pra baixa em um live,o que você fará para mudar o seu humor?
CM: Quando eu cometo um erro,por eu ser um humano eu me sentirei receoso/preocupado.Mas sempre pensar nisso e não seguir em frente não é uma boa coisa, então eu diria a mim mesmo ‘esqueça isso,esqueça isso’.Antes,não importa o que eu dizia a mim mesmo,eu não conseguia esquecer a minha falha.Mas agora eu consigo.

– Qual é a apresentação que você mais se lembra?
CM: O primeiro Live Tour.Embora na Coréia Tohoshinki se apresentava na frente de de várias tantas pessoas,em comparação ao Japão tinha menos pessoas que vinham assistir.Mas enquanto eu estava cantando,eu pensei ‘esta atmosfera não é tão ruim’,porque estávamos tão perto da platéia que conseguíamos ver o rosto de todos.Eu nunca experimentei isso na Coréia antes.

– Porque Changmin é alguém que consegue se divertir a qualquer momento sob qualquer circunstancias certo?
CM: Porque na Coréia,nós cantaríamos na frente de milhões de pessoas,mas no Japão somente por volta de uma 300 pessoas?Eu acho que as pessoas normais se sentiriam um pouco tristes também.Mas não é o lugar para se ficar triste certo?*risos*Eu só estava o meu melhor para os que estava na minha frente.

– Não tem só os próprios lives do Tohoshinki,mas vocês também apresentaram-se em vários diferentes eventos e experimentaram diferentes circunstancias.Entre todos esses,o que você aprendeu deles?
CM: Talvez não seja na verdade aprender por mim … É sobre quando The Gospellers tiveram o ‘SOUL POWER’ live.Naquele momento não muitos de nossos fãs estavam lá,e tinha várias pessoas que não sabiam que Tohoshinki tal nome existisse.Mas depois que nossa apresentação acabou,recebemos uma enorme salva de palmas.A reação foi exatamente a mesma como a resposta do público depois de nos assistir que vieram a nosso live.Quando estávamos de frente com pessoas que não conhecíamos,apresentar bem e mostrar o nosso charme,e pensar que resposta receberemos depois,isso irá criar mais confiança.Também,receberíamos respeito e reconhecimento de pessoas que não são nossos fãs.Aprendemos tal coisa daquela apresentação do ‘SOUL POWER’.

– No caminho para o Tokyo Dome,você realmente deve ter encontrado muitas coisas,e teve muitas memórias.Se você pudesse dizer algo para você mesmo na época de debute,o que seria?
CM: Um…o que seria…o que eu devo fazer….você realmente tem trabalhado duro…eu acho *risos*.

– Mais tarde,depois de 4 anos seu japonês ficou assim tão bom certo?
CM: Sim*risos*.Eu não tenho idéia de quando eu comecei a tomar papel de arredondar as coisas nos palcos.Quando eu digo ‘ok,esta é a próxima música’,a platéia responde para mim ‘Ehhhhh~~~’ *sorrisinho*.Nos olhos da platéia,eu sou tão malvado?!

– Não não.Definitivamente não.Esse também é um jeito de se ter diversão~ Então,qual é o sonho do Changmin agora?
CM: Tem mais lives no Tokyo Dome.Também posso dizer meu objetivo?É conseguir o 1º lugar no ranking de álbuns.

– Vocês não alcançaram o 1º lugar no ranking de álbuns certo?…
CM: Não conseguimos.Tendo esse objetivo e sonho,queremos trabalhar mais duro de agora em diante.

– – – –

Q1. Qual foi a comida mais gostosa durante o “The Secret Code Tour”?
CM: O caranguejo que eu comi em Sapporo!

Q2. Alguma história interessante e divertida durante o tour?
CM: Eu não sei quando mas eu peguei o papel de MC!Mas diante do fim do tour eu naturalmente me senti com a necessidade de me tornar um bom MC *risos*.

Q3. Algum episodio interessante no palco?
CM: Quando Junsu deixou cair o microfone dele no palco.Quando eu vi aquilo,eu pensei ‘ah é isso então esta terminado’.Naquele momento eu na verdade pensei se eu deveria cantar a parte do Junsu~ mas eu não cantei *risos*.

Q4. Qual é a primeira coisa que você faz quando chega ao salão do show?
CM: Eu irei verificar o menu do Buffet.

Q5. Qual é a melhor música apresentada?
CM: [Jumon -MIROTIC-].Embora tenha sido difícil,fizemos nosso melhor!

Q6. Se você quisesse incluir mais uma música no set-list dessa vez,que música escolheria?
CM: [Rising Sun].Eu acho que é apresentação muito Tohoshinki.

Q7. Você já chorou no palco?
CM: Eu não chorei nem mesmo no Tokyo Dome.Eu não chorei em nenhum live do Japão.

Q8. Qual foi a cena mais memorável?
CM: 50.000 pessoas segurando bastões de luz vermelha.Uma cena impressionante que me deixou bobo.

Q9. Com o que você gostaria de ser desafiado para o próximo live?
CM: Eu quero tentar entrar pelo meio da platéia.

Q10. Qual é o charme dos lives do Tohoshinki?
CM: De músicas de dança a baladas,é ilimitada a quantidade de gêneros que cobrimos.Por causa desses diferentes gêneros,nossos lives tem muitas diferentes variações nele.
Créditos: sakurako + cherryred + DBSKnights + Mayumi@CrazyLoveTVXQ