Confira agora uma entrevista com alguém que se diz ser amigo próximo dos meninos do DBSK:

O futuro do DBSK é incerto. Os problemas entre os 3 membros (Yoochun, Junsu e Jaejoong) e a SM são muito profundos. Apesar das afirmações de que não vai acontecer o rompimento do grupo, na realidade, o rompimento é muito mais do que provável. Mesmo que o pior seja evitado, no caso o rompimento, parece que a saída deles da SM vai acabar acontecendo.

No dia 3, um conhecido dos três membros disse, “tentaram acordos com a SM múltiplas vezes. Mas suas diferenças não puderam ser resolvidas. A razão pela qual isso foi para o tribunal é porque eles não conseguiram encontrar um ponto de acordo.” Assim, eles concluíram que mais tentativas de negociações seriam inúteis.

O conhecido que o repórter entrevistou é alguém que observou o DBSK bem de perto. Ele experienciou todos os altos e baixos, do debut até agora. De acordo com ele, o DBSK quer só uma coisa — que as condições de seu contrato sejam amenizadas. Contudo, já chegou ao ponto em que conversas entre os dois lados não chegavam a qualquer lugar.

Ele declarou, “eles pediram para que os termos do contrato e distribuição de ganhos fossem revisados, pois todo mundo podia ver que eram irracionais. Eles tentaram negociar até o fim, mas sentiram que a SM os estava ignorando. Portanto, as coisas ficaram emocionais, e os 3 membros estão ainda mais bravos com as respostas da SM.

“A verdade sobre as 3 coisas que a SM distorceu.”

Depois das primeiras reportagens sobre o incidente, a SM mandou declarações no dia 1° e no dia 3. Na primeira, eles reportavam que este problema era sobre os investimentos na companhia de cosméticos e que eles iriam resolver tudo. Depois que as condições dos contratos vieram à público, eles respoderam que os membros receberam 11 bilhões de won e ganharam carros estrangeiros como presente.

Em resposta a isto, ele declarou, “a natureza desse processo é a injustiça dos contratos e não a companhia de cosmético. Contudo, a SM não mencionou as condições de contrato e continuou a usar os problemas com a companhia de cosméticos para enganar a mídia.

Além disso, ele conversou sobre os 11 bilhões de wons, dizendo: “digamos que a SM está certa e eles foram pagos 11 bilhões de won por seis anos de trabalho. Este é o valor antes dos impostos. Depois dos impostos serem pagos, e este valor é divido por seis anos e 5 membros, o valor final é menos de 200 milhões de won por membro. Na primeira parte deste ano, a renda das vendas dos álbuns japoneses foi de 2.5 bilhões de yen. Contudo, DBSK não recebe mais do que 200 milhões de won por ano.

O número total de álbuns lançados dentro e fora da Coréia é de 48. Desses, incluíndo singles e álbums completos, 1.96 milhões de cópias foram vendidas na Coréia. No Japão, por 4 álbuns e 27 singles, 8 desses venderam mais de 100 mil cópias e um vendeu mais de 250 mil cópias. Incluíndo o sudeste da Ásia, pelo menos 4 milhões de álbuns foram vendidos.

Ele também criticou o método anormal de calcular os salários. De acordo com ele, “SM pedia dinheiro pelos backdancers e pela comida. Basicamente, quase todas as despesas eram pagas pelo DBSK. Além disso, a SM criou uma subsidiária local e dividiu os ganhos do DBSK em pedaços. Por exemplo, SM Japan e Avex dividiam os lucros, e estes lucros eram dividos pela SM coreana. Com divisões complexas, o dinheiro para os membros era reduzido.

Ele também declarou que os carros estrangeiros foram dados aos membros sob o nome da companhia. “Eles receberam os carros depois de uma cerimônia de Awards. Contudo, os carros foram registrados no nome da SM e não são propriedade do DBSK.

“Os três membros estão o mais cansados que podem ficar.”

De acordo com este conhecido, os três membros do DBSK estão cansados da SM enganando a imprensa. Eles não têm nenhuma intenção de resolver o problema com meras palavras e estão extremamente incomodados que a SM está exagerando seu lado da história, distorcendo a verdade. Ele disse, “eles esperavam que a SM fosse distorcer palavras para a imprensa, mas não acreditavam que poderia ser deste jeito. Se a SM continuar com este método, acredito que será quase impossível eles trabalharem com a SM de novo. Eu suspeito que eles vão deixar a SM e tentar encontrar uma outra solução para resolver isso.

A saída da SM não significa o rompimento do DBSK. Ele assegura que não há nenhum problema no relacionamento entre os membros. Eles ainda são como uma família e concordaram que, em qualquer situação, eles devem trabalhar juntos. Ele disse, “Sinceramente, todos os cinco tinham as mesmas intenções. Mas no processo das negociações, houve diferença entre os membros. É por isso que só 3 membros decidiram lutar com a companhia. Todos eles concordaram que os termos dos contratos são irracionais, o que acontece é que o jeito de lidar com a situação é diferente entre eles.

“DBSK vai continuar até mesmo depois da saída da SM”

A determinação de Yoochun, Junsu e Jaejoong está mais forte do que nunca. O conhecido reportou que, “os 3 membros estão mostrando uma determinação mais forte do que até mesmo antes do debut. Os três estão determinados a ficarem juntos não importando quais dificuldades venham em seu caminho.

Eles também estão determinados a se tornarem cinco membros sob o nome de DBSK novamente. Ele revelou, “mesmo que 3 membros deixem a SM por causa do processo, isso apenas significa a saída da SM. Isso NÃO significa o rompimento do DBSK. Pode ser depois dos outros dois membros saírem também, ou se apresentando de duas companhias diferentes; os cinco querem continuar com o DBSK.

Então, se os 3 membros deixarem a SM, eles ainda poderiam usar o nome ‘DBSK’? Depois de uma pesquisa no Departamento de Propriedades Industriais, foi descoberto que o nome ‘DBSK’ não está registrado. SM tentou registrar o nome do grupo em 2004, mas teve seu pedido negado. Em outras palavras, a SM não tem o direito sobre o nome ‘DBSK’.

De acordo com uma firma de leis de patente, o advogando de patentes Hwang Sung Pil disse, “Dong Bang significa Leste e ninguém pode ter o direito exclusivo de usar a palavra. Provavelmente esta foi a razão pela qual a SM teve seu pedido negado em 2004. SM não tem nenhum direito de trademark sobre o nome. Se os cinco membros estão juntos e longes da SM, eles não terão problemas ao usar o nome.

Mais do que tudo, o DBSK lamenta muito pelos fãs. É por isso que eles querem continuar com as performances que já estavam marcadas. O conhecido falou, “se eles perderem o processo, eles terão de pagar uma quantidade extrema de dinheiro como penalidade. Mais do que isso, eles estão passando por tempos difíceis por acharem que vão ter que ficar longe dos fãs enquanto o processo acontece.

traduzido por georgie (KBOX)